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Nesta semana, o presidente Eduardo Bandeira de Melo deu uma entrevista ao canal ESPN falando que se o Flamengo tivesse números de sócios-torcedores (ST) semelhantes aos do Benfica (POR) em questão de porcentagem, poderíamos contratar o Neymar e o Cristiano Ronaldo.

A fala em si é bombástica. Ao mesmo tempo em que desafia os torcedores a se associarem para ter um time de estrelas, parece jogar toda a responsabilidade sobre o sucesso a equipe nos próximos anos para os torcedores. Não vou entrar no mérito de interpretações. Vou apresentar algumas soluções, muito pesquisadas e conversadas com amigos, tanto do Rio de Janeiro e região, quando os off-rio. O que pode ser feito para aumentar o número de STs?

A primeira coisa que temos que colocar em mente é que as maiores vantagens para quem se torna sócio-torcedor são o desconto no ingresso e a prioridade de compra. Concordam? Logo isso nos leva a uma afirmação: torcedores que não vão ao estádio, não tem porque se filiarem. Irem vez ou outra e ter que desembolsar, no mínimo, R$ 179,40 (seis meses do plano Tradição) não compensa.

Lembramos aqui que estamos falando de uma parcela enorme de torcedores que não vão sobrecarregar suas contas familiares para ajudar o clube com poucos benefícios em troca. Esses existem, mas são raros.

Então, como chegar aos torcedores de sofá? A maioria dessas pessoas que assistem aos jogos morrem de vontade de ir ao Maracanã. Vão uma, duas vezes, e se dão por satisfeitas. Eu, que sou frequentador de estádio – e off-rio, tenho exemplos desses em casa. O que surge como opção?

Se o cara vê o jogo de casa, por exemplo, pode ser oferecido um desconto simbólico no Premiere. Na Sky, presidida pelo nosso vice-presidente de Marketing, Luiz Eduardo Baptista (Bap), os pacotes começam com valores a partir de R$ 79,90/mês. Então, se o desconto para o ST for de R$ 20,00/mês, o cara investe os R$ 358,80 por ano, recebe de volta, só no pacote da Sky, R$ 240,00 e ainda tem os benefícios do Movimento Por Um Futebol Melhor.

Mas só isso não basta. Como temos uma gama de muitos torcedores off-rio, o ST passa a ter um desconto de verdade nas lojas oficiais. Nada de 10% ou personalização grátis em camisa. Isso é pouco. Vamos trabalhar com números de 25% pra cima, onde o cara que aderir, tenha em mente que está realmente comprando algo que pode ter retorno. E inclua novas camisas.

Outro fato é que estamos em um país com 27 federações e com 12 arenas “padrão FIFA”. Muitas se tornarão obsoletas e ainda estão em condições para fazer um dinheiro. E se o Flamengo, em jogos fora do Rio, oferecesse um ingresso para o ST daquele estado? Ano passado, no jogo entre Atlético-MG e Flamengo, no Independência, foi feita uma promoção que dava 300 ingressos para os STs de Minas Gerais e eu peguei um deles. Era um jogo que, em condições normais, eu não iria – viagem de ida e volta são quase 8h, mais o tempo gasto dentro de BH – mas com o ingresso doado pelo clube, descolei duas caronas e encarei a estrada.

Ainda nos jogos como visitante, como foi o caso deste que eu citei, caso não for possível dar um ingresso, que o ST também possa comprar mais de um com desconto. Incentiva a família de flamenguistas a se filiar ao programa – também vi isso acontecer.

Um outro item que também pode fortalecer no quesito off-rio são camisas oficiais. Fechou um plano a partir do Raça+ (R$ 69,90/mês) por um ano, ganha uma camisa oficial personalizada.

Como off-rio, também sinto falta de promoções de viagens. O Flamento tem a sua agência, a FlaTour, e poderia explorá-la mais. Se uma vez por mês, alguns STs forem sorteados para irem ao RJ, com tudo pago, para ver um jogo? Vamos colocar que o Flamengo faça 3 jogos em casa por mês, e, por jogo, cinco torcedores off-rio sejam beneficiados. Ainda temos a Peugeout como uma de nossas patrocinadoras. Por que não sortear um carro popular por trimestre entre os STs? Não há motivo para se filiar, somando com outros benefícios? Claro, todos esses descontos para quem assinar por um ano.

Outra coisa que o Flamengo também poderia investir é em franquias do Bar da Nação espalhadas pelo Brasil. Moro em uma cidade com quase 600 mil habitantes, com potencial econômico, e vejo que, se existisse algo desse tipo, a torcida daqui aderiria. E tenho certeza que em outros centros de pequeno-médio porte também.

Se isso não for possível, que busque parceria com as embaixadas, promovendo eventos oficiais do Flamengo pelo Brasil junto aos jogos que serão transmitidos pela TV. Uma espécie de Lounge Peugeout, só que feito pelas próprias embaixadas do clube em outras cidades/estados. O sócio-torcedor ganha direito de entrar para torcer, de se identificar naquele local e ter um compromisso fiel de assistir aos jogos junto com amigos.

Uma das coisas que eu vejo como muita gente reclamando é a falta da opção de pagamento mensal por boleto bancário. O Flamengo aderiu ao pagamento por boleto, mas somente a vista e anual, o que ainda é muito puxado para a maioria dos torcedores.

Algo que aconteceu ano passado e deixou muitos sócios preocupados também merece ser lembrado. A imensa adesão para o Nação Rubro-Negra as vésperas da final da Copa do Brasil. Por isso, acho que além da prioridade de compra, o programa poderia oferecer “milhas” para quem vai em muitos jogos, dando essa prioridade também em jogos de alta procura, independente do valor do plano pago. Ano passado, muitos sócios-torcedores que acompanharam o time na trajetória da CdB ficaram de fora da final porque não conseguiram ingressos.

Por fim, já que o Bandeira de Melo citou o Benfica, que se espelhe no programa do clube português e faça várias parcerias em várias áreas e que adote descontos progressivos para cada gol marcado por um jogador. Neste link vocês podem conferir todas as parcerias oferecidas pelos portugueses.


Fonte: Flamengo em Foco

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